O Impacto da Cultura Organizacional no Crescimento da Empresa
Um dos grandes desafios que vivemos hoje, é como preparar seu negócio para atender as demandas de competitividade e de aumento de participação no mercado.
Baseado no principio que existem quatro pilares fundamentais para estabelecer o sucesso de um negócio: ESTRATÉGIA, INVESTIMENTO, TECNOLOGIA e PESSOAS, uma empresa bem orientada do ponto de vista estratégico consegue atender os três primeiros objetivos com relativa facilidade, porque a ESTRATÉGIA é oriunda do fundador ou criador do negócio, que por ter sido bem fundamentada abre possibilidades de gerar caixa (INVESTIMENTOS) ou até obter recursos, gerando assim a possibilidade de “comprar” TECNOLOGIA indispensável para o desenvolvimento de um negócio.
O quarto pilar, PESSOAS, não menos importante, é formado e desenvolvido desde o início, onde a proximidade do criador na operação garante o crescimento e o sucesso do negócio.
Em determinado momento, algumas empresas atingem seu máximo de resultados e na verdade, em certas situações este máximo ainda está longe de ser alcançado e uma das causas principais da não projeção para outro patamar são as PESSOAS, ou melhor, a falta de gestão de pessoas.
O fato é que neste caso, a empresa passa a não conseguir mais transmitir a visão e a forma de atuar (CULTURA) de seu criador para sua equipe de colaboradores, fator fundamental e garantidor de crescimento e perenidade do sucesso do negócio.
Por que? Porque sem as pessoas certas e bem orientadas este objetivo se torna cada vez mais difícil comprometendo assim o crescimento da instituição.
Também é correto afirmar que é possível “comprar“ as pessoas, porém há de se ressaltar que, se elas não estiverem engajadas e adequadas à CULTURA e aos VALORES da organização, podem bloquear o crescimento do negócio, gerando assim a perda de talentos fundamentais para o crescimento da empresa.
Hoje em dia uma grande preocupação das empresas é como reter talentos, acelerado pelas exigências da geração Y, tão comentada ultimamente.
Sem formas de disseminar a CULTURA ORGANIZACIONAL e cuidar de suas pessoas uma empresa pode sucumbir aos desafios de um mercado competitivo.
Para isso a Panelli & Fassina disponibiliza estratégias que foram vivenciadas por sua equipe de consultores que auxiliam na gestão de seu capital humano, agregando assim valor ao seu negócio.
Até o próximo – “Small Tip Big Click”