“Tudo é mudança, no varejo. Os clientes mudam, os gostos mudam.
O varejista que não muda, não cresce.”
“Insanidade é fazer sempre a mesma coisa, e esperar resultados diferentes”.
Quem quer que tenha trabalhado no varejo poderá confirmar que não só tudo muda, como muda o tempo todo. Em alguns mercados, como no de moda, as coisas mudam mais rapidamente do que em outros, porém a mudança é uma característica de todos.
Em um universo de regras fixas, a frase atribuída a Einstein faz todo o sentido, e não é razoável esperar um resultado diferente, fazendo as mesmas coisas.
No entanto, quando as regras mudam, fazer as mesmas coisas leva a resultado diferente do que vinha sendo obtido. O que pode ser exatamente o que não queremos… Quando as regras mudam: “Insanidade é fazer sempre a mesma coisa, e esperar o mesmo resultado”.
Por exemplo, um varejista de moda pode ter tido excelente resultado, vendendo saias. Como não é insano, e quer ter o mesmo resultado na estação seguinte, não muda nada, e continua comprando saias. No entanto, como Marvin Traub ensinou: “tudo muda, no varejo”. E, efetivamente, a moda mudou, de saias para calças, ou de curtas para longas.
Ou seja, qualquer que tenha sido o resultado obtido, quando mudam as condições, o mesmo resultado só será atingido fazendo coisas diferentes.
No varejo, então, devemos mudar o tempo todo, a partir de duas diferentes perspectivas:
a)
b)
Sob pena de ser rotulado de louco ou, pior, de não repetir seus bons resultados, não faça tudo sempre igual.