Durante os últimos 30 anos como executivos de varejo nos deparamos com muitas situações inusitadas que nos fizeram refletir sobre nossas atitudes, aprendemos com os erros, celebramos os acertos, atualmente somos consultores e nossa missão é transmitir o conhecimento adquirido nestas ultimas 3 décadas para todos nossos clientes e parceiros, um dos canais disponíveis para transmitir nossos conhecimentos é através das redes sociais, em nosso blog temos uma seção chamada “Small Tip, Big Click” onde periodicamente divulgamos informações que julgamos importantes para os leitores.
Hoje vamos falar um pouco sobre como uma empresa, dentro de nossa ótica, deveria se preparar para enfrentar os desafios futuros não como um “follower” mas sim assumindo o papel de liderança dentro de seu segmento.
Em nossa visão existem duas maneiras para um varejista crescer em seu mercado, a primeira é o crescimento orgânico, onde a empresa participa do mercado cometendo os mesmos erros e acertos que os concorrentes,
embora muitas empresas tiveram sucesso com esta fórmula, muitas falharam e desapareceram, por que não identificaram o momento certo de mudar e se reposicionar, a segunda maneira de crescimento é adquirindo conhecimento e experiência comprovada através de profissionais que obtiveram sucesso em suas trajetórias profissionais.
Abaixo vamos elencar nove passos que julgamos fundamentais
para a perpetuação de uma empresa.
- Crie uma declaração de visão e missão que de significado claro ao seu negócio e que
sirva de base para seus princípios e valores que serão os guias para os relacionamentos, com clientes, acionistas, fornecedores, etc. - Escolha as estratégias que colocarão sua empresa em posição de liderança e destaque dentro mercado.
- Defina objetivos financeiros , claros e realistas, conheça o que os varejistas mais inovadores estão realizando em termos de resultados e trace objetivos que coloquem sua empresa junto com os líderes do mercado.
- Crie programas de sortimento focando em sortimentos variados (amplos) ou lifestyle ou liderança em preços, etc. Tenha bons softwares de controles de estoque e reposição.
- Crie um bom programa de atendimento – conheça o valor de um cliente ativo e leal, então decida que tipos de serviços e programas de CRM serão oferecidos por sua empresa.
- Seja cuidadoso na escolha de pontos comerciais, negocie com conhecimento e segurança, lembre-se que neste mercado ninguém da nada de graça, duvide de ofertas “sensacionais” oferecidas por operadores de shopping centers, na maioria das vezes é preferível pagar um pouco mais em um bom ponto do que ficar em um lugar não adequado de graça.
- Comunique claramente para seus executivos onde sua empresa quer chegar, defina as metas e
ações individualmente e monitore os resultados. - Seja justo com seus funcionários, remunere adequadamente de acordo com o desempenho, defina um bom programa de remuneração variável. Cobre de forma firme e respeitosa e celebre os bons resultados alcançados.
- Monitore constantemente os progressos alcançados, compare com suas metas e com a concorrência, tome as decisões estratégicas de ajustes de maneira veloz e consciente.
Até o próximo- “Small Tip Big Click”