Styling X Design
No negócio da moda, existem dois elementos que afetam a criatividade – habilidade e arte. A fim de liberar a arte ou tudo que afeta o senso de beleza, é fundamental possuir o domínio da correta execução, a habilidade de usar as ferramentas para criar arte. No mercado da moda isto envolve desenho, padronagem e técnicas de confecção de roupas. Dependendo do tamanho da empresa, a arte e a habilidade de execução podem ser expressas através dos cargos de estilista e designer de moda.
Estilo envolve criar conceito e temas para cada linha de produtos. Usualmente utiliza-se a forma dos story boards para ilustrar estes conceitos e temas. Neles encontramos fotos, clippings de revistas, elementos em 3-D, desenhos representando o conceito central juntamente com a s cartelas de cores, amostras de tecidos e silhuetas. Os story boards estabelecem o tom e o conceito que serão a base conceitual da linha de produtos. Musica, arte, cinema, TV, esportes e eventos mundiais podem também inspirar os temas e tendências.
Os designers interpretam o conceito informado pelos estilistas e o transformam em desenho. Isto envolve muita experiência e conhecimento que certamente afetarão o produto final, em termos de desenho, graduação, técnicas de confecção e atuação sobre os tecidos e matérias primas. Um designer experiente cria protótipos baseados nas silhuetas apresentadas nos story boards para cada linha de produtos.
Até o próximo- “Small Tip Big Click”